terça-feira, 15 de março de 2011

Projeto "Bons sentimentos"

No mundo atual precisamos estar atentos para em sala de aula estarmos desenvolvendo cotidianamente os bons sentimentos de nossos alunos. Visitando um site de Evangelização espírita me deparei com inúmeras dicas e sugestões legais de atividades que podem ser adaptadas a qualquer escola e/ou faixa etária, independente de religião ou crença...
Segue algumas Sugestões de Atividades para desenvolvimento dos sentimentos - para que tenham uma idéia...
Espero que gostem!
1. Dando do que Tenho
Escolher um dia da semana para que os educandos compartilhem seus lanches. A mesa será comum e os lanches servidos em bandejas, estimulando-se a troca e a alegria de estar junto com a partilha do que se tem.

2. Cuidando da Vida
Manter um aquário na sala de aula, cabendo aos educandos os cuidados necessários de manutenção. Conversas sobre a importância da vida, o equilíbrio ecológico e o significado da morte podem ser desenvolvidas.

3. Para o Outro
Cada educando cuida de uma planta ou flor para depois, desenvolvida, ofertá-la para algum colega da turma. De preferência seja o vaso ou recipiente feito pelo educando, assim como a semeadura.

4. Serviço Cooperativo
Através de escala em rodízio, deixar os educandos limpar a sala de aula e colocar em ordem os móveis e materiais de trabalho. Os educandos sentem-se úteis e satisfeitos ao verem os resultados benéficos de seu trabalho, e estimulados ao serviço cooperativo.
5. Teatro da Vida
Depois de contar uma história, que pode ser escrita por um educando, encená-la, distribuindo os papéis entre os educandos, fazendo com que eles sintam os personagens e a mensagem da história, que deve ser discutida.

6. Expressões dos Sentimentos
Os educandos sentam-se em círculo e um deles caminha até o centro, sentindo algo específico: alegria, tristeza, cólera, indiferença. Outro educando se aproxima com o sentimento oposto: se um vem alegre, o outro vai triste; se um vem com raiva, o outro vem contente; etc.

7. Convivência Familiar
Solicitar a três educandos para representar um papel familiar. Exemplo: pai aborrecido, mãe carinhosa, filho rebelde. Os educandos representam a pequena peça e depois descrevem como se sentiram, debatendo com os demais sobre os sentimentos envolvidos na convivência familiar.

8. Ouvindo Música
Os educandos sentam-se no chão e fecham os olhos. Colocar diferentes melodias: alegres, tristes, românticas, etc. Após, perguntar-lhes como se sentiram, o que sentiram.

9. Estimulando a Solidariedade
Escolher um dia para visitar um hospital infantil ou um orfanato para trabalhar o contar histórias, cantar músicas, representar peças de teatro, distribuir o de que elas necessitam e ouvir as histórias das crianças internadas, estimulando a solidariedade e o intercâmbio fraterno.
10. Trocando Valores
Os educandos são convidados para listarem oito valores que consideram muito importantes para sua existência/convivência. A seguir devem colocá-los em ordem de importância, de um a oito. O educador propõe que eles retirem um valor (por exemplo: o de número três) e, sem ele, responderem como ficaria sua vida.
Fonte: http://www.cvdee.org.br/ev_evangelize.asp

Um comentário: